Especialidades

Rosácea

O que é rosácea?

A rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica, caracterizada por manchas avermelhadas, sensibilidade, ressecamento e dilatação de pequenos vasos na pele do rosto. Por produzir algumas elevações na pele, é erroneamente chamada de “acne rosácea”.

Quem pode ter rosácea?

A doença é mais frequente em adultos entre 30 e 50 anos de idade, principalmente mulheres. Quando afeta os homens, a rosácea costuma ser mais severa, evoluindo com um espessamento gradual do nariz (rinofima).

Ainda não se sabe exatamente a origem da doença, mas há indícios de que haja uma predisposição individual – sendo mais comum em brancos e descendentes de europeus – e genética, além de influência do estresse.

Como é o tratamento para rosácea?

O tratamento para rosácea varia conforme a fase clínica na qual o paciente se encontra. 

Da mesma forma, é importante afastar agravantes ou gatilhos, como bebidas alcoólicas, exposição solar, vento, frio e alimentos quentes e condimentados.

As opções terapêuticas podem abranger o uso de sabonetes específicos, água termal (para hidratar e acalmar a região), medicamentos tópicos e protocolos como luz intensa pulsada, LED e radiofrequência. 

Em todos os casos, a fotoproteção diária é fundamental para controlar a doença e manter os resultados.

Nova Pelle
Entre em contato conosco