Microagulhamento
O microagulhamento é um procedimento que consiste em realizar microperfurações na pele com finas agulhas metálicas. Estas pequenas lesões induzem um processo inflamatório e, consequentemente, a produção de colágeno. Estes microcanais também podem facilitar a entrada de medicamentos nas camadas mais profundas da pele, um processo conhecido como “drug delivery”.
Indicações
Cicatrizes, especialmente as de acne;
Estrias;
Envelhecimento;
Flacidez;
Calvície;
Melasma.
Aplicação
O procedimento é simples e pode ser feito em consultório, com anestesia tópica, utilizando rollers (mais comum), canetas elétricas (Dermapen) ou carimbos.
MMP é um processo similar, só que realizado com equipamentos mais modernos e automáticos, que podemos regular a profundidade de penetração das agulhas e a velocidade, e infundir medicações em camadas mais profundas da pele.
Dermaroller é um pequeno cilindro recoberto por microagulhas em aço cirúrgico, com espessura e comprimento que variam de acordo com a necessidade. Quando deslizado sobre a pele, faz as microperfurações.
Dermapen é uma caneta elétrica que permite o encaixe de vários tipos de conjuntos de agulhas em sua extremidade. Essas agulhas se movimentem para cima e para baixo, permitindo atingir profundidades variáveis da pele.
Cuidados antes/depois
Não usar cosméticos ou produtos dermatológicos após o procedimento e seguir as recomendações de seu dermatologista para reintroduzi-los. Cremes ou sabonetes aparentemente inocentes podem causar reações indesejadas;
Evitar exposição solar por 2 semanas ou até a recuperação completa da pele após o tratamento. Usar protetor solar, se for recomendado pelo seu médico;
Normalmente, o paciente pode voltar às suas atividades normais no mesmo dia ou dia seguinte.
Efeitos colaterais
Inchaço, vermelhidão e leve dor no local da aplicação, que costumam desaparecer espontaneamente, entre 24 e 48 horas;
Pode haver formação de pequenas crostas.