Especialidades

Gravidez

A gravidez é o resultado da fecundação do óvulo por um espermatozoide. 

Quais são os sintomas da gravidez?

Embora haja alguns sintomas comuns na gravidez, especialmente no primeiro trimestre, nem todas as mulheres os apresentam. Os principais sinais são:

Crescimento dos seios;

Enjoos/vômitos;

Aumento do sono e cansaço;

Mais fome;

Aumento da frequência urinária.

Tipos de gravidez

A gravidez pode ser classificada em tópica (dentro do útero) ou ectópica (fora do útero, como nas trompas), única (um embrião), múltipla ou gemelar (dois ou mais bebês) e gravidez de risco habitual (quando não há complicações para a mãe ou para o bebê) e gravidez de alto risco (quando há doenças maternas prévias ou adquiridas durante a gestação, como hipertensão ou diabetes).

Pré-natal

O acompanhamento médico durante a gravidez é fundamental para garantir o pleno desenvolvimento do feto e saúde da gestante, além de oferecer apoio e informações educativas para ajudar a mulher nesse novo período. 

São indicados exames como de urina, fezes, ultrassonografia morfológica, tipagem sanguínea, fator Rh e sorologia para doenças como rubéola, HIV, toxoplasmose, hepatites B e C e citomegalovírus. 

Além disso, a mulher é orientada se imunizar, com vacina contra a gripe, coqueluche, tétano e difteria e hepatite B (caso ainda não tenha tomado).

Nova Pelle
Entre em contato conosco