Especialidades

Foliculite

O que é foliculite?

A foliculite é uma infecção de origem fúngica, bacteriana ou viral, que se inicia nos folículos pilosos. O problema pode ainda ser ocasionado pela inflamação de pelos encravados.

Pessoas com acne ou dermatite, diabetes, leucemia crônica, AIDS ou acima do peso, além de pacientes em tratamento com cremes de corticoide ou antibiótico, podem estar mais suscetíveis a esse tipo de infecção.

Quais são os sintomas da foliculite?

A infecção é caracterizada por pequenas espinhas, de pontas brancas, em torno dos folículos pilosos. A região afetada pode também ficar mais sensível, coçar e até doer.

Quais são as causas da foliculite?

As causas mais comuns são:

Fricção do barbeador ou uso de roupas apertadas; 

Calor e suor;

Lesões provocadas por arranhões ou feridas cirúrgicas; 

Curativos de plástico ou fita adesiva em contato com áreas de pelo.

Como é o tratamento para foliculite?

Em geral, a foliculite se cura sozinha. Porém, situações mais graves e recorrentes podem requerer tratamento com médico dermatologista, para prevenir a perda permanente do pelo e cicatrizes.

Além de evitar a depilação/raspagem dos pelos até que a área afetada se recupere, a terapia pode incluir o uso de medicamentos tópicos e orais. 

Da mesma forma, recomenda-se que a depilação seja feita sempre no sentido de crescimento dos pelos e finalizada com a hidratação local.

Nova Pelle
Entre em contato conosco