Especialidades

Doenças arteriais e venosas

Doenças arteriais e venosas englobam uma série de problemas no sistema vascular, que regula o fluxo sanguíneo no organismo.

As doenças arteriais mais comuns abrangem a aterosclerose, aneurisma, claudicação (dor nas pernas decorrente de esforço ao movimentar-se), estenose (estreitamento) da artéria renal, doença vascular diabética, embolia pulmonar e isquemia mesentérica (falta de irrigação sanguínea na artéria que irriga pâncreas e intestinos). Já os fatores de risco mais comuns para esse tipo de problema são a diabetes mellitus, colesterol alto, tabagismo, hipertensão e envelhecimento.
Por sua vez, entre as principais doenças venosas estão as veias com varizes, telangiectasias (vasinhos vermelhos), trombose venosa profunda, inflamação venosa e insuficiência venosa crônica. Os causadores desses problemas costumam ser fatores genéticos ou hábitos comportamentais, como sedentarismo e obesidade. Inchaço e dores nos membros inferiores são as queixas mais frequentes.

O ideal é que se busque acompanhamento médico para prevenir e acompanhar as doenças arteriais e venosas, evitando complicações.

Nova Pelle
Entre em contato conosco