Especialidades

Diabetes

O que é diabetes?

A diabetes é uma doença provocada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina – hormônio que regula a glicose no sangue – pelo pâncreas. 

Quais as consequências da diabetes?

Em razão desse processo, a glicose fica concentrada no sangue e não é devidamente liberada como energia para o corpo. 

Além disso, as altas taxas de glicemia podem gerar complicações cardíacas, arteriais, oculares, renais, nervosas e até provocar morte.

Como prevenir a diabetes?

Para prevenir a diabetes, é importante ter um estilo de vida saudável, com exercícios físicos regulares e dieta equilibrada. Da mesma forma, é fundamental evitar o consumo de drogas lícitas e ilícitas.

Quais são os principais tipos de diabetes?

A diabetes pode ser categorizada, principalmente, em diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e diabetes gestacional.

A diabetes tipo 1 é uma doença crônica não transmissível, hereditária e que se manifesta por um processo autoimune, que leva à formação de anticorpos contra as células e consequente deficiência de insulina no organismo. Crianças e adultos jovens são os principais afetados, embora a doença possa se manifestar em todas as idades.  

Já a diabetes tipo 2 é a mais comum, acometendo cerca de 90% dos pacientes com diabetes, conforme dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia. Nesse caso, a insulina é corretamente produzida, mas a sua ação é dificultada, caracterizando a resistência insulínica. Para manter a glicose em níveis normais, o organismo compensa com um aumento da produção de insulina, podendo desencadear a doença. Esse subtipo de diabetes costuma estar ligado ao sobrepeso e obesidade.

A diabetes gestacional, por sua vez, pode ser transitória ou permanente. Por isso, após a gravidez, a paciente precisa retornar ao endocrinologista, para acompanhamento. Em geral, pode ser detectada no terceiro trimestre da gravidez, com um teste de sobrecarga de glicose. São fatores de risco para a doença: histórico de diabetes gestacional ou diabetes na família, abortos, malformações fetais, hipertensão arterial e obesidade.

Como é o tratamento para diabetes?

O tratamento para diabetes inclui o uso de insulina e medicamentos, replanejamento alimentar e realização de atividades físicas, para ajudar a manter o índice de glicose adequado no sangue.

Nova Pelle
Entre em contato conosco