Exames

Risco cirúrgico

Risco cirúrgico é a avaliação feita para verificar se um indivíduo tem condições físicas de se submeter a uma operação. A ideia é investigar fatores que poderiam levar o corpo a entrar em colapso ao longo do procedimento.
Um dos principais objetos de investigação do risco cirúrgico é a saúde do coração. Como esse órgão é responsável por bombear o sangue que transporta oxigênio para todas as células do organismo, seu bom desempenho é fundamental durante o período de cirurgia.

A determinação de risco cirúrgico passa por avaliação clínica, física, de diagnóstico e laboratorial e o nível de risco pode variar conforme o porte da cirurgia, o histórico de saúde do paciente e o seu condicionamento físico.

O levantamento dessas informações no período pré-operatório é fundamental para que a equipe médica estruture as medidas mais adequadas para a realização da cirurgia com segurança. Um exemplo de tomada de decisão nesse sentido é a escolha por aparelhos de ventilação mecânica, para atenuar a sobrecarga do organismo em pacientes de risco.

A ideia é minimizar as chances de complicações e evitar impactos na recuperação do paciente após o procedimento.

Marque sua consulta
Marque sua consulta
Olá gostaria de marcar uma consulta