Dermatites e alergias
Dermatites e alergias são problemas que podem estar relacionados à exposição da pele a agentes externos.
No caso da dermatite atópica, os principais sintomas são pele seca, avermelhada e ressecada, além de crostas e erupções que geram coceira e podem criar feridas. Seus gatilhos são:
Alergia a pólen;
Mofo;
Ácaros;
Animais;
Materiais ásperos;
Fragrâncias;
Corantes;
Sabonetes;
Produtos de limpeza;
Roupas de lã;
Tecidos sintéticos;
Baixa umidade;
Calor;
Frio;
Estresse;
Alimentos, principalmente industrializados.
Da mesma forma, essa doença crônica pode estar ligada a outras doenças, como asma, bronquite e rinite alérgica.
O tratamento para dermatite atópica busca o controle da coceira, diminuição da inflamação da pele e prevenção de outras crises, podendo incluir medicamentos tópicos e orais, além de hidratantes.
Já a dermatite de contato é uma reação inflamatória na pele decorrente da exposição a um agente capaz de provocar irritação (no primeiro uso) ou alergia (após diversas exposições produto ou substância). Alguns desses agentes irritativos ou alérgenos são:
- Plantas;
- Metais (bijuterias, relógios);
- Medicamentos tópicos (antibióticos, anestésicos, antifúngicos);
- Cosméticos (perfumes, xampus, condicionadores, hidratantes, esmaltes de unhas);
- Roupas e tecidos sintéticos;
- Detergentes e solventes;
- Adesivos;
- Cimento, óleos, graxas e tinta de parede.
Os sintomas mais comuns na dermatite de contato alérgica são lesões avermelhadas, inchaço, pequenas bolhas, calor local e crostas espessas. Na dermatite de contato irritante, podem ocorrer coceira, sensação de dor, queimação, pele seca, vermelha e áspera e formação de fissuras.
O tratamento pode ser por medicamentos tópicos, orais ou injetáveis. A escolha dependerá da extensão e gravidade do quadro. A hidratação também é fundamental para reparo e proteção da pele.
Outra forma de irritação cutânea é a urticária, que se manifesta por lesões avermelhadas e inchadas (vergões) na pele, provocando coceira. O quadro pode surgir em qualquer área do corpo.
A urticária pode ser classificada em aguda (quando os sinais duram menos de seis semanas) e crônica (em um período superior a esse).
Entre os fatores que induzem a doença estão drogas, alimentos, infecções e estímulos físicos, como calor, frio, sol, água e pressão na pele. Porém, o problema também pode aparecer sem causa aparente (urticária idiopática)
A urticária pode desaparecer sem tratamento, mas os medicamentos anti-histamínicos ajudam a aliviar os sintomas.
Diante de qualquer alteração na pele, é importante buscar atendimento médico, para evitar complicações.